No dia 10 de outubro, foi celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, uma data de extrema importância para promover a conscientização sobre questões relacionadas com o bem-estar psicológico.
Em 2024, a saúde mental em Portugal continua a ser uma área de grande preocupação, com números que destacam desafios significativos.
Estima-se que cerca de 22% da população portuguesa seja afetada por transtornos mentais, colocando o país entre os que apresentam as maiores taxas de prevalência dentro da União Europeia.
Os transtornos de ansiedade são os mais comuns, afetando aproximadamente 9% da população, seguidos pelos transtornos depressivos (6%) e problemas relacionados ao consumo de álcool e drogas (4%).
No nosso colégio o DPOE e os alunos do 12º ano da disciplina de Psicologia B organizaram um conjunto de atividades com o objetivo de sensibilizar alunos, professores e toda a comunidade educativa para a relevância da saúde mental.
As atividades incluíram rodas de conversa, exploração de histórias e vídeos e canções sobre o tema, divulgação de cartazes, panfletos psicoeducativos, escrita de frases inspiradoras de apoio e sensibilização espalhadas nos corredores e recreios e entrevistas a alunos, professores e pais.
Com estas ações tivemos como objetivo fortalecer o apoio mútuo e criar um ambiente escolar saudável e acolhedor, onde todos possam sentir-se ouvidos e compreendidos.
As imagens falam por si.