TEMA INTEGRADOR 2024/25
O Mundo somos todos nós!
O Mundo está desavindo! As imagens de desumana crueldade que todos os dias nos chegam marcam a nossa sociedade, que vê crescer o narcisismo egocêntrico de seres humanos que rejeitam uma visão mais global, mais solidária, mais cúmplice. As consequências são claras: guerras sangrentas e irracionais, um Planeta doente, a desconfiança e as “teorias da conspiração” grassam devido à ignorância e ao alheamento de cada um.
Os apelos têm sido muitos: “Sê a mudança que queres no Mundo” (Mahatma Gandi); “Sou porque somos” (filosofia africana Ubuntu); “Tu sozinho não és nada, juntos temos o mundo na mão” (canção de António Macedo); “Dar de Si, antes de Pensar em Si, mas pensando em si” (Lema do Rotary International)… e tantos outros apelos.
O que estará a falhar? A educação! Quando há um mal, a “culpa” é da Educação. Normalmente, refere-se “a Escola”. Mas o primeiro contexto formativo da criança e do jovem encontra-se na Família. A família modela, pelo exemplo, a maneira de ser dos filhos. A Escola complementa esta ação e acrescenta-lhe o Conhecimento. Será na dimensão familiar que teremos de formar cidadãos que “contagiem” outros para a mudança. Perguntam: mas o que é que eu sozinho posso mudar? Quantos movimentos transformadores se iniciaram pela força de uma pessoa ou de um pequeno grupo?! Os valores familiares perpassam para a sala de aula, para os recreios, encontrando verdadeiros laboratórios sociais de boa educação, de respeito, de justiça, de amizade.
É neste contexto pequeno da Escola que se tecem cumplicidades com os outros e se reforçam valores de Humanidade. “Todos, Todos, Todos” desafia-nos o Papa Francisco, significando que cada um e todos somos decisivos. Cumpramos as nossas missões individuais e coletivas! Criemos um Mundo de Paz e Solidário! Não amanhã, mas a começar já!
Desejos de um proveitoso ano escolar para todos!
João Rafael – Diretor