Tempestades e trovoadas
Há umas semanas, na roda da manhã, depois de uma noite de forte trovoada, muitos de nós sentimos a necessidade de falar sobre o tema e de partilhar as nossas experiências. Tínhamos algumas perguntas e, sobretudo, muitos medos.
Como somos muito curiosos e estávamos mesmo entusiasmados, depressa fizemos uma lista das coisas que precisávamos de saber, pesquisámos no Google, na nossa sala, e pedimos ajuda aos pais para pesquisar, também, em casa. Trouxemos trabalhos muito criativos para apresentar aos amigos, em que a nossa participação foi, de facto, muito ativa!
Enviámos ainda algumas perguntas ao professor Ivo (de ciências e biologia), que prontamente nos enviou as respostas.
Para terminar o nosso projeto, convidámos o professor Guilherme (de geografia dos crescidos) para vir ouvir tudo o que já sabíamos sobre o tema e ajudar-nos a organizar melhor a informação que já que tínhamos. Juntos, numa experiência, "fizemos chover" dentro da nossa sala: recriámos as nuvens cumulonimbus com espuma de barbear e com a ajuda de pipetas e corante alimentar, vimos a "chuva" atravessar as nuvens e espalhar-se, numa tempestade colorida!
Aprendemos como e porque é que acontecem as tempestades, que a luz dos relâmpagos é mais rápida do que o som dos trovões, que existem para-raios no cimo dos prédios para nos protegerem, descobrimos que também existem tempestades de neve, experienciámos a eletricidade estática, aprendemos muitas palavras novas, compreendemos o ciclo da água, divertimo-nos a valer e, sobretudo, desmistificámos muitos dos nossos medos.
Afinal, o que conseguimos perceber torna-se muito menos assustador! Talvez na próxima trovoada ainda nos assustemos, mas já sabemos explicar-vos tudo sobre ela! 🤭
Grupo dos 5 anos A - Educadora Marta